No dia 25/08 foi realizado o Dracopio (Dia Regional de Ação Comunitária Pioneira) na OSC (Organização da Sociedade Civil) Ângela de Cara Limpa. Ele foi organizado pelo Clã Galahad do G.E. Guarapiranga 62/SP e contou com a presença de 51 participantes, sendo 41 pioneiros e 10 escotistas, dos quais alguns eram convidados do Clã Pendragon do G.E. Tiradentes 107/SP.
Normalmente o Dracopio é uma atividade regional, mas este ano, devido às comemorações do Centenário do Ramo Pioneiro, ele consta como proposta de atividade nacional e com o seguinte tema: "Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável". Com isso, o maior objetivo da atividade era trabalhar a educação ambiental, por meio do trabalho realizado no Ângela de Cara Limpa, associado às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e os valores do Escotismo (o voluntariado, por exemplo).
A OSC tem 5 projetos e a coleta de óleo de cozinha usado: 1- Reciclângela 2- Papel de Mulher 3- Agricultura Urbana 4- Colmeia 5- Tijolos Ecológicos Depois do check-in e lanche foi feita a abertura e divisão dos participantes em 2 equipes. Uma foi para o início da rua divulgar o trabalho feito no Ângela de Cara Limpa para trazer visibilidade à Organização que ainda é pouco conhecida pela comunidade, como também a divulgação do Escotismo. A segunda equipe ficou no Ângela de Cara Limpa para conhecer os projetos Reciclângela, Papel de Mulher e Agricultura Urbana. Nessa base os participantes fizeram um terrário que puderam levar consigo. Para o terrário foi pedido na inscrição que levassem potes de vidro com tampa, podia ser de azeitona, palmito ou outro, a intenção era reduzir o valor da inscrição e não produzir mais lixo com a compra de novos, já que normalmente as pessoas têm esse material em casa.
Após 1h30 foi feita a rotação de bases. Quem estava na divulgação foi para o circuito dos projetos e vice-versa. Em seguida, o encerramento com entregas, agradecimentos e lanche.
Não apenas no ano do centenário, mas os Pioneiros realizam ações como essas durante todos os meses, como jovens independentes que procuram entender a necessidade do seu meio e organizam seus calendários para ajudarem ativamente suas comunidades no desenvolvimento social.
Saiba mais sobre o Ângela de Cara Limpa: https://bit.ly/2OXse0R
Abaixo você pode conferir um pouquinho do Dracopio 2018, no vídeo do evento.
Mais imagens na galeria.
Comentarios